Saiba mais - A Cirurgia Plástica

 

Conheça o assunto com detalhes

IA palavra Cirurgia significa ramo da medicina que se propõe curar pelas mãos. Do grego: kheirourgia (kheiros, mão e ergon, obra). O termo cheirourgos é encontrado em autoresgregos clássicos designando não só o médico que tratava doenças com as mãos, comotambém cozinheiros ou tocadores de cítara. Esse termo vem sendo modificado através dostempos: cirurgien, surgien em francês arcaico e daí surgeon em inglês.

A Cirurgia é a parte do processo terapêutico em que o cirurgião realiza uma intervenção nocorpo do paciente. Cirurgia é ciência e arte. Como ciência, tem renovação dinâmica econstante de preceitos e conceitos em função da sua própria evolução. Como arte exigeum aprendizado manual, paciente e bem conduzido. Será aprendida mais facilmente poraqueles que nascem com vocação e aptidão específicas, como acontece com todas as artes.

Em épocas passadas a cirurgia era considerada o último recurso aplicável a doentes para os quais não havia mais remédios que lhe restabelecessem a normalidade. Com a evolução dos conhecimentos, a cirurgia passou a ter lugar no tratamento de algumas doenças.

Já a palavra Plástica deriva do nome da palavra grega plastikos, que significa dar forma, modelar e a Cirurgia Plástica é a cirurgia que pode mudar o contorno.

A Cirurgia Plástica é uma especialidade da Cirurgia Geral e tem por objetivo areconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas. Atua sobreo tegumento, sem deixar de estender o seu campo para estruturas mais profundas, com o tecido ósseo, cartilaginoso, gorduroso, etc. Essas abordagens visam não só a restauraçãoda forma e da função, mas também a busca das origens das deformidades.

Repara deformidades físicas, congênitas ou adquiridas por traumas ou envelhecimento. A integração da Cirurgia Plástica com praticamente todas as especialidades cirúrgicas, vieram aumentar e muito as áreas de atuação dos cirurgiões plásticos.

Esta especialidade não se limita a finalidade de um resultado estético no tratamento cirúrgico, mas, sim, a uma abordagem mais ampla de um resultado estético, psicológico e ou funcional. Esses objetivos visam a conduzir ou a reintegrar a sociedade, os portadores de deformidades congênitas, adquiridas ou constitucionais.

Obviamente, a missão do cirurgião plástico vai muito além da parte técnica, para ser a especialidade que mais necessita da estreita relação médico-paciente,uma vez que atuamos com as expectativas das mais diversas, e tendo como missão primordial atentar e enfatizar a beleza interior dos pacientes. O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, usando das atribuições que lhe confere a Lei nº 3.268 de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto nº

RESOLVE:
- Art. 1 – A Cirurgia Plástica é especialidade única, indivisível e como tal deve ser exercida por médicos devidamente qualificados;
- Art. 2 – O tratamento pela Cirurgia Plástica constitui ato médico cuja finalidade é trazer benefício à saúde física, psicológica e social do paciente;
- Art. 3 – Na Cirurgia Plástica como em qualquer especialidade médica, não se pode prometer resultados ou garantir ou sucesso do tratamento;
- Art. 4 – O objetivo ao ato médico na Cirurgia Plástica como em toda a prática médica constitui obrigação de meio e não de fim ou resultado

FORMAÇÃO
A formação completa de um cirurgião plástico exige a residência de dois anos em Cirurgia Geral e posteriormente mais três anos em Cirurgia Plástica. Énecessário tanto tempo assim para que seja possível conhecer e praticar cirurgias reparadoras em todo o corpo. Elas são centenas e corrigem os defeitoscongênitos e os adquiridos por traumas, queimaduras e defeitos causados pelo tratamento de tumores através de enxertos de pele, ossos, cartilagens,aponeuroses e gordura e da transposição de tecidos e estruturas mais complexas pelo uso de retalhos.

Cirurgia Plástica Reparadora X Cirurgia Plástica Estética
A Cirurgia Plástica Reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. Exemplo: a reconstrução de uma mamaapós uma mastectomia.
A Cirurgia Plástica Estética é aquela realizada pelo paciente com o objetivo de realizar melhoras à sua aparência. É aquela que é feita em uma estruturanormal, mas que o paciente deseja modificar. A pessoa quando se submete a tal intervenção cirúrgica não a faz com intenção ou propósito de obter algumamelhora em seu estado de saúde, mas sim para melhorar algum aspecto físico que não lhe agrada, por exemplo, o aumento de uma mama pequena comuma prótese de mama. Situações que não lhe causam prejuízo da ordem funcional, mas sim de ordem psicológica. A cirurgia estética começou nos E.U.A. ena Europa no final do século XIX com cirurgias do nariz e orelha. O seu desenvolvimento ocorreu entre 1920 a 1930 na Europa (Paris e Berlin) e nos E.U.A.(New York e Chicago). Atualmente, as duas cirurgias plásticas estéticas mais realizadas no Brasil são a lipoaspiração e a colocação de próteses de siliconenas mamas.

A Cirurgia Plástica é uma das práticas mais antigas da cirurgia, é a mais eclética das especialidades cirúrgicas, pois sua atuação não restringe a um órgão;ao contrário, o cirurgião pode atuar em praticamente em todo corpo humano: crânio, face, pescoço, tronco, mãos. Essa versatilidade exige, por um lado, umaformação vasta com conhecimento extenso da anatomia e fisiologia dos diversos segmentos corpóreos. O Brasil hoje é o segundo país com o maior númerode Cirurgias Plásticas ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Hoje, esta especialidade é reconhecida como um dos mais importantes ramos da Medicina atingindo uma elevada significância ao melhorar a qualidade devida de milhares de pacientes operados. Outro motivo da crescente popularidade da Cirurgia Plástica foi a criação da anestesia cirúrgica, que tornou osprocedimentos mais seguros e menos dolorosos.
A crescente complexidade dessa Especialidade induziu-a a ramificar-se em várias outras subespecialidades, oferecendo uma variedade de procedimentosaos pacientes interessados. A evolução contínua desta área permitiu a milhões de pessoas se beneficiarem dos procedimentos, tanto físico comopsicologicamente. Os profissionais dessa área trabalham completamente integrados à comunidade médica e em colaboração com outros especialistas. Asoma de conhecimentos entre as várias especialidades e a experiência técnica específica é fundamental não só no tratamento de certas patologias comotambém na obtenção de melhores resultados.

A Cirurgia Plástica não para de evoluir e atualmente com o advento das inovações técnicas oferece uma variedade de procedimentos aos pacientesinteressados e a chegada da era das células tronco abre um novo horizonte para o rejuvenescimento e principalmente para a cirurgia plástica reconstrutiva.

.

Agende sua consulta 
pelo WhatsApp